(11) 4324-0555


Arrimo Capacitação pedagógica

Aprenda

Como estudar

Como estudar Matemática?

Dez mandamentos para professores

Os 11 conselhos de Bill Gates

Como fazer uma boa leitura

Livros para gostar de Matemática

DICAS

Formulário de Matemática

Formulário de Física

Site construído por Francisco Ismael Reis           E-mail: fireis@arrimo.com.br

Livros para gostar de Matemática




Autor: Denis Guedj

Editora: Companhia das Letras


Uma coleção de livros raros sobre matemática é enviada de Manaus para o senhor Ruche, que mora em Paris, por um amigo que ele não vê há mais de meio século. Ao mesmo tempo, o menino Max adota um papagaio, batizado de Nofutur, salvando-o de ser violentado por bandidos. Juntos, o velho, o garoto e o leitor se vêm desafiados a catalogar os livros e, consequentemente, a organizar a história da matemática, ao mesmo tempo em que se surpreendem com as falas reveladoras da ave sobre o assunto. Assim, todos acabam por descobrir detalhes da vida de matemáticos famosos como Tales, Pitágoras, Euler e Arquimedes e a compreender a estrutura do pensamento de cada um deles. Escrito por um professor da Universidade Paris VIII, é um livro que captura a atenção de quem gosta de tramas policiais.




Autor: Malba Tahan

Editora: Record


Por si mesma, a Matemática não envelhece. O mesmo acontece com o clássico livro que conta as aventuras do persa Beremiz Samir na empreitada de resolver problemas que aparentemente não têm solução. Samir consegue, por exemplo, formar qualquer número com quatro algarismos 4. Duvida, caro leitor? Para fazer o zero, ele propõe subtrair 44 de 44 e para 1, a fração 44/44. Manipulando a lógica, o personagem mistura o clima da terra das mil e uma noites com as regularidades e as convenções da ciência dos números.






Autor: Malba Tahan

Editora: Record


Já experimentou fazer uma multiplicação começando pelo algarismo da esquerda do multiplicador em vez de seguir a fórmula de iniciar com o da direita? Será que dá certo? Esse é um dos desafios que Malba Tahan, pseudônimo do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, propõe em um almanaque cheio de curiosidades, convidando o leitor para brincar com as propriedades dos números. A propósito, a resposta é sim, da esquerda para a direita também funciona.







Autor: Hans Magnus Enzensberger

Editora: Companhia das Letras


Tem gente que acha que Matemática é coisa de maluco. Mas depois de ler esse livro, você vai ter certeza que ela é mesmo coisa do diabo, o simpático e ousado personagem que invade os sonhos do menino Robert, apresentando problemas a ele, mas sem deixá-lo jamais sem uma resposta clara (algumas, inclusive, são acompanhadas de desenhos para ficarem mais fáceis de entender). Teplotaxl - o coisa ruim não tão ruim assim - faz, a cada página, o garoto temer cada vez menos os cálculos e as relações geométricas.






Autor: Ian Stewart

Editora: Zahar


O almanaque que reúne uma natureza diversa de problemas - dos aparentemente simples (como provar que 2+2=4) até os realmente complicados (com equações e outros bichos) e também provoca risos apresentando piadas impagáveis ("Que barulho um matemático faz quando está se afogando?" Resposta: "Log, log, log, log, log") é uma pedida e tanto para reunir os amigos e estudar diversos conteúdos!





Para saber mais, consulte:

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/livros-gostar-matematica-771680.shtml